Torneio de robótica reúne 400 estudantes em SP

Portal Terra

SÃO PAULO - Um dos mais importantes torneios juvenis de robótica do mundo, o FIRST LEGO League (FLL), realizou sua etapa aberta do Sudeste em São Paulo, neste fim de semana. O evento contou com a participação de cerca de 400 estudantes entre 10 e 15 anos, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

Divididos em 40 equipes, os participantes apresentaram projetos de acordo com o tema proposto nesta edição, "O desafio energético". Os projetos combinavam trabalhos práticos e teóricos.

A parte teórica consistia em uma pesquisa sobre "energias renováveis" desenvolvida pelos estudantes. Uma destas pesquisas, por exemplo, virou projeto-piloto na cidade de Porto Feliz, SP. Com apoio da prefeitura e de empresários locais, uma entidade filantrópica terá sua água aquecida pelo sol.

Na parte prática, os participantes receberam 12 missões que deveriam ser executadas em um tempo determinado por um robô programado por eles. Todas as atividades envolviam diferentes tipos de energia - como eólica, solar, hidráulica, entre outras - sempre respeitando o impacto dessas energias no meio ambiente e na sociedade.

As equipes que mais se destacaram durante o torneio participarão da etapa nacional, que acontece em agosto, também em São Paulo. Os melhores serão classificados para as fases internacionais, que terminam com o campeonato mundial em Atlanta, nos Estados Unidos, em 2009.

O evento foi idealizado pela ONG norte-americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology), e é realizado há 10 anos, em parceria com a LEGO Education.