CenPRA promove seminário de robótica

JB Online

SÃO PAULO - O Centro de Pesquisas Renato Archer (CenPRA), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em Campinas (SP), promove nesta sexta-feira o Workshop em Robótica Aérea, congregando órgãos governamentais, usuários, empresas, universidades e centros de pesquisa. O evento, que começou ontem, tem a presença do Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Guilherme Henrique Pereira, do MCT.

A pesquisa em Robótica Aérea é ativa em todo o mundo, da academia à indústria. No Brasil, sua abordagem é mais recente. A partir de ações incipientes em meados dos anos 1980, ganhou espaço e interesse ao longo da década de 1990 e, hoje, envolve algumas dezenas de grupos, dentre empresas de cunho tecnológico, universidades e centros de pesquisa.

Considerando-se Veículos Robóticos Aéreos como plataformas de observação remota, há amplo espaço de aplicação, principalmente se levarmos em conta as características intrínsecas do País e as necessidades específicas delas resultantes: a vocação agropecuária, enormes recursos naturais e hídricos, extensas infra-estruturas como linhas de transmissão elétrica e dutos da indústria de petróleo e gás, vastas regiões despovoadas, etc.

Os objetivos do evento são o de prover um fórum para a troca de conhecimentos sobre a área no País e

discutir oportunidades e ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para o setor. Entre os temas em discussão estão: Ministérios e suas políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação; Agências e mecanismos de fomento voltados às empresas e academia; Necessidades em robótica aérea de usuários potenciais representativos; Aspectos de regulamentação de vôo; Projetos em empresas e Universidades e Centros de Pesquisa.

O workshop tem financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), e o apoio das sociedades brasileiras de Automática (SBA) e de Computação (SBC).

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais