Rainha da Jordânia posta vídeo no Youtube contra preconceitos

Agência EFE

AMÃ - A rainha Rania da Jordânia estreou seu próprio canal no YouTube, onde mostrará a realidade do mundo árabe e tentará eliminar os estereótipos que pesam sobre a cultura desse povo. No único vídeo postado até agora no site, Rania defende as novas tecnologias como ferramentas para o entendimento, e destaca que o YouTube "é uma boa plataforma para o diálogo".

- Em um mundo onde é muito fácil se conectar com o outro, ainda estamos muito desligados - afirma Rania, ao se referir aos estereótipos sobre os árabes.

Em um vídeo gravado em preto e branco, e no qual Rania fala em inglês fluente, a esposa do rei jordaniano, Abdullah II, reconhece que tenta fazer com que o povo árabe conheça a realidade do Oriente Médio e do mundo árabe. Rania também se mostra surpresa com a persistência de idéias como a de que todos os árabes odeiam os americanos, e que alguns se perguntem se as mulheres podem trabalhar nesses países.

Para acabar com as dúvidas, a rainha da Jordânia pediu aos internautas para enviarem até o dia 12 de agosto perguntas sobre a realidade árabe, que ela mesma responderá. Também ressaltou que essa é a hora de unir forças para derrubar esses preconceitos, e pediu que os usuários do YouTube a ajudem nessa tarefa. O vídeo já foi visto quase 80 mil vezes desde que foi postado em 27 de março, e está entre os mais visitados do site. O link para o vídeo é https://youtube.com/QueenRania.