China conclui construção de ponte mais longa do mundo sobre o mar

Agência EFE

PEQUIM - A ponte mais longa do mundo sobre o mar, de 36 quilômetros de extensão e que cruzará a baía de Hangzhou, na província sudeste de Zhejiang, será inaugurada em 1º de maio com o objetivo de facilitar o tráfego e o transporte de mercadorias para Xangai. Outras duas cidades beneficiadas com a abertura do viaduto, que requererá um investimento superior a US$ 1,682 bilhão, apoiado em 30% pelo capital privado, serão as situadas em seus extremos: Jiaxing e Ningbó.

- Jiaxing está situada no coração da foz do rio Yang Tsé, e o porto de Ningbó se tornou em 2007 o segundo maior da China e o quarto do mundo em fluxo de mercadorias - disse Tang Yijun, vice-secretário do Comitê do Partido Comunista Chinês (PCCh) em Ningbo, em entrevista coletiva realizada hoje para anunciar a inauguração do viaduto.

O secretário do PCCh para Ningbo e responsável pelo projeto, Wang Yong, disse que uma das grandes contribuições da ponte será a redução da entre Xangai e Ningbo, que cairá de 400 para 120 quilômetros. Wang e Tang se mostraram confiantes de que a ponte contribuirá para o desenvolvimento econômico da área, e ajudará a transformar a região metropolitana de Xangai na sexta maior do mundo, atrás das de Paris, Londres, Nova York, Tóquio e Chicago.

O viaduto, cuja construção começou em novembro de 2003 e tem durabilidade prevista de 100 anos, terá cobrança de pedágio, antecipou Wang, que detalhou que contará com seis guichês (três em cada sentido), e calculou que 'cerca de 40 mil veículos o cruzarão em média por dia'. Wang ressaltou que existe uma ponte mais longa em Lousiana (EUA), mas que cruza um lago, e não o mar. Até agora, acrescentou, o viaduto mais longo do mundo com essas características também estava na China, em Xangai, com extensão aproximada de 32,5 quilômetros.

Também afirmou que foram utilizadas 800 mil toneladas de aço na construção do viaduto. O secretário do PCCh para Jiaxing, Qiu Dongyao, disse que espera que a ponte 'se torne, ela mesma, uma atração turística'.