China começará testes de tecnologia 3G em abril

Agência EFE

PEQUIM - A China Mobile, maior operadora de telefonia celular do gigante asiático, anunciou hoje que começará os testes para implementar a tecnologia móvel de terceira geração (3G) a partir do dia 1º de abril.

Os testes serão realizados em seis das oito cidades que abrigarão competições esportivas durante os Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto, para os quais a China se comprometeu a ter pronta sua rede de terceira geração.

Desta forma, a China Mobile fornecerá a 20 mil clientes dispositivos avaliados em 2 mil iuanes (US$ 280) e 4 mil iuanes (US$ 560), além de cartões para realizar os testes necessários.Além disso, os clientes que resolvam aderir ao desenvolvimento do 3G receberão uma compensação econômica adicional.

Os primeiros dispositivos capazes de interagir com a alta velocidade móvel estão sendo fabricados por seis produtores diferentes.A operadora explicou que o serviço de conexão à internet de alta velocidade 3G será baseado nos standards chineses.

A China tem 565 milhões de usuários de telefonia celular segundo os últimos dados atualizados no final de fevereiro, mas o mercado ainda não está liberalizado quanto aos operadores, já que segue monopolizado por duas companhias estatais, a própria China Mobile e a China Unicom.