Pesquisa mostra que Egito é o país com maior número de barrigudos

Agência EFE

CAIRO - O Egito é o país com o maior número de homens e mulheres barrigudos, segundo revelou uma pesquisa feita pela Associação Egípcia de Doenças Cardiovasculares.

Conforme publicou hoje o site Masrawy, a associação lançou um alerta para a epidemia de excesso de peso na região abdominal, embora não tenha entrado em detalhes sobre as causas deste fenômeno.

É comum ver nas ruas do Cairo pessoas que, sem apresentar grande nível de obesidade, exibem grandes barrigas, o que, segundo a associação, tem alto custo para as finanças do Estado egípcio.

Alguns especialistas em nutrição consideram que uma dieta ruim, assim como uma vida muito sedentária, são as razões principais do fenômeno neste país de quase 80 milhões de habitantes.

A dieta de um egípcio adulto possui um alto índice de calorias e proteínas, e se baseia, fundamentalmente, em apetitosos, mas pouco saudáveis pratos regionais como 'ful' (purê), 'tamiya' (croquetes de judia) e 'kushari' (uma mistura de arroz, massa, legume, cebola e molho de tomate).