Brasil é 3º lugar em mundial de robótica nos EUA

Portal Terra

SÃO PAULO - A equipe formada por estudantes do colégio Província de São Pedro, de Porto Alegre (RS), conquistou neste sábado o 3º lugar na First Robotics, campeonato mundial de robótica realizado nos Estados Unidos entre os dias 13 e 15 de março.

O robô Brazilian Buddy IX do Team #383, único time brasileiro do evento, enfrentou 62 robôs de outros países patrocinados por empresas multinacionais, inclusive a Nasa, agência espacial americana.

Os alunos da 8ª série do ensino fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio terminaram a fase classificatória na quinta colocação mas, ao chegar à etapa final, venceram os primeiros combates, parando apenas na fase semi-final. Mesmo assim, a equipe terminou o campeonato com a melhor média de pontuação.

Além disso, os estudantes chamaram a atenção do cientista americano Dean Kamen, criador da competição, que parabenizou a equipe por auxiliar no crescimento da competição no Brasil.

Esta foi a nona participação do Team #383 em campeonatos de robótica nos EUA. A escola conquistou até agora dois campeonatos - em 2001 e 2003 -, dois vice-campeonatos e dois terceiros lugares.

A First Robotics, um dos mais importantes campeonatos de robótica do mundo, ocorreu no Centro de Eventos de Hartford, no Estado americano de Connecticut. O evento, promovido desde 1992, contou com a participação de 65 escolas. Os robôs de cada equipe se enfrentaram em batalhas transmitidas pelo site da Nasa.