FSM 2008: ONG defende Homeopatia no Rio Com Vida

JB Online

RIO - O Rio de Janeiro vai abrigar, no próximo dia 26, a versão local do Fórum Social Mundial 2008. Ao contrário de anos anteriores, o FSM não será centralizado - haverá eventos simultâneos nos mais diversos pontos do planeta, organizados pelos próprios participantes.

O Comitê Rio do FSM está convocando a população para a realização do Rio Com Vida, no Aterro do Flamengo. O Dia de Mobilização e Ação Global será marcado por debates,seminários, demonstrações de rua, passeatas, eventos culturais e shows em todo o mundo, em torno do tema ''Um outro mundo é possível''.

A ONG Homeopatia Ação PeloSemelhante (www.semelhante.org.br) vai participar dessa iniciativa, divulgando a campanha nacional ''Homeopatia Direito de Todos'', na Tenda das Idéias, uma das sete tendas que serão montadas no Aterro do Flamengo. A proposta é estimular debates públicos por meio de exposições dos médicos Gervásio D'Araújo (A crise ética da Medicina e a Homeopatia), Graciela Pagliaro (A Homeopatia e os Movimentos Sociais) e Hylton Luz (Há liberdade de opção nos cuidados da saúde?).

Paralelamente, em um estande dentro da tenda, e através de voluntários da campanha, presentes em todos os pontos do evento, serão colhidas assinaturas para o abaixo-assinado, que já conta com cerca de 50 mil adesões, com o objetivo de cobrar do Ministério da Saúde a efetivação da Portaria 971, de maio de 2006. A portaria institui a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), incluindo a Homeopatia, no Sistema Único de Saúde (SUS).

O abaixo-assinado pode ser acessado no link: (https://www.semelhante.org.br/10_abaixoassinado_01_principal.asp).Usuários e simpatizantes da Homeopatia, Acupuntura e Fitoterapia poderão se inscrever como voluntários da campanha, enviando mensagem para([email protected]).