Bill Gates se despede e anuncia a segunda década digital

Agência JB

LAS VEGAS - O fundador e presidente da Microsoft, Bill Gates, disse nesta segunda-feira que agora se inicia uma segunda década digital, "mais focalizada em conectar pessoas", durante seu último discurso de abertura da Feira de Eletrônica de Consumo (CES) de Las Vegas.

- Nada vai nos segurar na segunda década digital, que estará mais focalizada em conectar pessoas e nas necessidades do usuário - afirmou.

Gates qualificou os últimos 10 anos como a "primeira década digital", e disse que o período viveu um grande sucesso tanto no desenvolvimento de aparelhos como em suas aplicações. O multimilionário de 52 anos também ressaltou que "esta primeira década foi apenas o princípio".

Gates disse que haverá três elementos-chave na nova década digital. O primeiro foi definido por ele como "experiências em alta definição", tanto de vídeo como de áudio.

O segundo elemento citado por Gates foi que todos os aparelhos eletrônicos "estarão conectados por serviços", o que permitirá compartilhar a informação entre uma multidão de usuários sem a necessidade de estabelecer pontes entre os aparelhos eletrônicos.

E o terceiro elemento, que Gates qualificou como "o mais subestimado", são as novas formas de interação com computadores, telefones e outros aparelhos eletrônicos.

- Este é meu último discurso de abertura. Em julho deixarei de ser um funcionário em tempo integral da Microsoft para trabalhar totalmente para a Fundação Bill e Melinda Gates - disse.

Gates já tinha anunciado que em julho deixaria de forma efetiva todos os trabalhos de gestão da Microsoft para concentrar-se em suas tarefas filantrópicas através da Fundação Bill e Melinda Gates.

(Com agências)