Rússia lança nave com presentes de Natal para ISS

Agência EFE

MOSCOU - A Rússia lançou neste domingo um foguete Soyuz-U com a nave Progress M-62, transportando mais de duas toneladas de carga vital para a Estação Espacial Internacional (ISS), além de presentes de Natal para a tripulação.

Segundo o Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) russo, o Soyuz-U decolou da base de Baikonur, no Cazaquistão, às 10h12, hora de Moscou (5h12 de Brasília).

"O Progress M-62 se separou do foguete portador a cerca de 200 quilômetros de altura" e continua seu vôo rumo à Estação Espacial Internacional segundo o trajeto previsto, disse um especialista à agência oficial Itar-Tass

O Progress M-62 é o quarto cargueiro enviado à ISS este ano. Ele transporta alimentos, combustível, oxigênio, água, instrumentos para experiências científicas, instrumentos médicos, remédios, roupas e artigos de higiene pessoal.

Além disso, a nave transporta verduras, frutas frescas, mel e doces para os astronautas que se encontram atualmente na ISS: o russo Yuri Malenchenko e os americanos Daniel Tani e Peggy Whitson, a comandante da tripulação.

O cosmonauta russo, que ontem completou 46 anos, receberá da sua mulher mais de 20 CDs e DVDs, além de um vídeo doméstico, gravado por seus parentes e amigos.

Seus dois companheiros também receberão presentes de Natal e Ano Novo. Whitson ganhará um pequeno boneco de neve, de 100 gramas, que leva seu nome. Tani, que pretendia passar o Ano Novo na Terra, terá que receber 2008 com seus colegas no espaço, devido ao adiamento da missão do Atlantis para janeiro.

Segundo o programa de vôo, o Progress M-62 deverá se acoplar à ISS dia 26 de dezembro, às 6h26 (de Brasília).