Nasa adia para domingo o lançamento do Atlantis

Agência EFE

CABO CANAVERAL - A Nasa adiou para domingo uma nova tentativa de lançar o ônibus espacial Atlantis numa missão para instalar o módulo europeu Columbus+ na Estação Espacial Internacional (ISS).

A nova tentativa de lançamento será no domingo, disse Wayne Hale, diretor de programas da Nasa, numa entrevista coletiva no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral.

No entanto, ele disse que a decisão final só será tomada neste sábado, após um novo estudo dos problemas que surgiram em três dos quatro sensores do tanque externo da nave.

- O problema é extremamente persistente. Fizemos todos os esforços e achamos que resolvemos o caso. Todos os sensores devem estar funcionando perfeitamente para que se realize o lançamento - acrescentou Hale.

Caso os problemas continuem, o lançamento será adiado novamente, para segunda-feira, disse um porta-voz da Nasa.

Um especialista em meteorologia da Nasa informou que as condições do tempo na Flórida parecem ser favoráveis para a operação.

O lançamento do Atlantis estava previsto para quinta-feira, mas a operação foi suspensa devido a uma falha nos sensores do tanque de combustível.

Aparentemente, o problema foi causado por um curto-circuito provocado pela umidade, disseram fontes da Nasa.

Durante a missão de 11 dias, a tripulação de sete membros, dois deles da Agência Espacial Européia, se encarregará de instalar e pôr em funcionamento o laboratório Columbus.

A Nasa tem previstas outras 10 missões das naves para completar a construção da ISS.