Noruega doa 17 milhões de euros para proteger Amazônia

Agência EFE

OSLO - A Noruega vai doar 130 milhões de coroas (17 milhões de euros) à proteção da floresta amazônica, o 'pulmão do planeta', anunciou nesta terça-feira o governo norueguês. O ministro do meio ambiente e da ajuda ao desenvolvimento, Erik Solheim, anunciou a concessão deste montante, estabelecido há três anos, após um encontro em Oslo com a colega brasileira Marina Silva.

- A derrubada das árvores e as queimadas das florestas tropicais são causa importante do efeito estufa, assim como a utilização de produtos derivados do petróleo - estimou Solheim em comunicado.

- As ações necessárias de prevenção serão tema importante das próximas negociações sobre o clima em Bali em dezembro - acrescentou, lembrando que o desflorestamento representava hoje 20% das emissões mundiais de CO2.

A conferência de Bali deve, de 3 a 14 de dezembro, traçar um mapa do caminho sobre novas reduções das emissões de gás de efeito estufa - consideradas responsáveis pelo reaquecimento climático - para além de 2012, após expirar a primeira fase do Protocolo de Kyoto.