ASSINE
search button

Estudo diz que neandertais tinham cabelo ruivo

Compartilhar

Agência JB

LONDRES - Alguns indivíduos entre os chamados homens de Neandertal - uma espécie com parentesco próximo ao Homo sapiens, antepassado do homem moderno -, podem ter sido ruivos e de pele clara, de acordo com um estudo de DNA.

Em artigo na revista científica Science, uma equipe de pesquisadores disse que extraiu DNA de ossos de dois neandertais e conseguiu resgatar um gene conhecido como MC1R.

No homem moderno, uma mutação nesse gene produz cabelos ruivos, mas, até agora, ninguém sabia qual era a cor do cabelo de nossos parentes extintos.

- Nós encontramos uma variante do MC1R nos neandertais, que não está presente nos seres humanos modernos, mas que causa um efeito no cabelo semelhante ao visto nos ruivos modernos - disse o chefe da pesquisa, Carles Lalueza-Fox, da Universidade de Barcelona.

O Homo sapiens teria evoluído na África e tomado o lugar dos neandertais depois de entrar na Europa há cerca de 40 mil anos. Os últimos vestígios da existência dos neandertais foram encontrados em Gibraltar, e datam do período entre 28 mil e 24 mil anos atrás.

Análise de genes pode esclarecer alguns aspectos da biologia dos neandertais que não podem ser preservados em fósseis. Entre essas características estão aparência - cabelo, pele e cor dos olhos -, bioquímica de suas células e até sua habilidade para desenvolver linguagem.

(Com BBC Brasil)