OMS vai distribuir medicamentos para tuberculose

Agência JB

WAW - Pacientes dos 19 países que lideram o ranking de tuberculose no mundo vão receber remédios do Unitaid, fundo internacional para a compra de medicamentos, e da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo acordo fechado nesta segunda-feira.

Em 2005 foram registradas 1,6 milhão de mortes por tuberculose e 8,8 milhões de novos casos, dos quais 75% foram detectados nas 19 nações que serão beneficiadas pela iniciativa, segundo dados da OMS.

- Com esta colaboração, serão fornecidos medicamentos a mais de 750 mil pessoas que, de outra forma, talvez não receberiam tratamento ou o suspenderiam por falta de remédios - disse o secretário-executivo da Stop TB Partnership (departamento da OMS), Marcos Espinal.

O projeto servirá também para estocar remédios contra a doença. Para isso, a Unitaid comprará medicamentos no valor de US$ 26,8 milhões, que serão distribuídos até o fim de 2008 em países como Bangladesh, Bósnia-Herzegovina, Mianmar, Iraque e Tadjiquistão.

Nações como Burkina Fasso, Camarões, Costa do Marfim, Guiné, Mali, Moçambique e Ruanda também serão beneficiadas, já que a tuberculose e a Aids estão estreitamente ligadas na África.

(Com agências)