Concurso premia as melhores microfotos do mundo

Portal Terra

RIO - O concurso de Microfotografia Pequeno Mundo da Nikon anunciou os vencedores de 2007. As fotos, invisíveis a olho nu, captam diferentes momentos da vida de pequenos organismos vivos que os humanos somente conseguem enxergar com câmeras de alta resolução.

O concurso ocorre desde 1974 e escolhe as melhores imagens enviadas por fotógrafos de todo o mundo. Este ano, as 20 melhores foram selecionadas de um total de 1.709. Os jurados avaliam as fotos a partir de sua representação técnica e também pela sua definição artística. Os resultados impressionam, dando aspecto de seres de outro mundo aos objetos retratados.

A imagem campeã, da americana Gloria Kwon, foi a de um embrião transgênico de um camundongo. Kwon recebeu um prêmio de US$ 3 mil pela fotografia feita em um instituto de Nova York. Captada com uma luz ultravioleta, a imagem mostrou as diferenças bioquímicas entre o embrião e o tecido que o reveste.

O fotógrafo brasileiro Rodrigo Mexas ficou em 15º lugar na competição, com a foto de um verme trematode, captada na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.