Videogame dá a crianças conselhos sobre alimentação saudável

REUTERS

WASHINGTON - Com o aumento das taxas de obesidade infantil, a maior organização de manutenção da saúde nos Estados Unidos lançou nesta terça-feira um videogame online para ensinar às crianças sobre o que comer, o qual desliga 20 minutos depois.

A empresa Kaiser Permanente disse que o jogo "The Incredible Adventures of the Amazing Food Detective" foi projetado para mostrar a crianças de 9 a 10 anos sobre alimentação saudável e exercícios.

Mas em vez de manter as crianças diante do computador por horas, o jogo busca fazê-las se mexer. Ele tem uma função que interrompe as partidas 20 minutos depois e outra que não os permite voltar dentro de 60 minutos.

- As crianças nos Estados Unidos passam muito tempo na frente da TV e a mensagem que elas recebem sobre alimentação, atividade e modelos são todas erradas - afirmou Ray Baxter, vice-presidente sênior da Kaiser Permanente.

- Dar sermão e dizer às crianças para comer mais vegetais não vai funcionar. Você tem de mudar o ambiente e mudar a mensagem - defende.

O jogo inclui caçadas que ensinam às crianças a discernir os rótulos dos alimentos, experimentos que mostram a elas como medir o açúcar nas bebidas, receitas saudáveis, exercícios para fortalecimento e atividades familiares para promover uma alimentação mais saudável.

Quase 20 por cento das crianças dos EUA são obesas, o que gera temores sobre uma expectativa de vida menor e de aumento do custo dos cuidados com diabetes e outras doenças relacionadas à obesidade.

O jogo da Kaiser está disponível gratuitamente em inglês e espanhol nos sites www.kp.org/amazingfooddetective e www.cdc.gov.