DVD: Paramount e Dreamworks preferem o HD-DVD

Agência AFP

WASHINGTON - O grupo japonês Toshiba e seus sócios ganharam uma batalha na guerra de formatos de DVD ao anunciar que os estúdios cinematográficos Paramount Pictures e DreamWorks Animation decidiram comercializar seus futuros DVDs apenas no formato da nova geração HD-DVD, em detrimento do competidor Blu-Ray.

O HD-DVD é desenvolvido pelos japoneses NEC e Toshiba, enquanto que o Blu-Ray é fabricado por seu compatriota Sony, com o apoio da Matsushita e da Sharp. Depois das infrutíferas negociações para tentar lançar um formato único, ambas as partes colocaram seus produtos no mercado deixando o veredicto para os consumidores. O formato Blu-Ray tem uma capacidade maior de armazenamento de dados do que o HD-DVD, mas sua produção é mais cara.

Os filmes distribuídos pela Paramount Pictures, DreamWorks Animation and Pictures, Paramount Vantage, Nickelodeon Movies e MTV Films sairão apenas em formato HD-DVD, indicaram as sociedades em um comunicado conjunto publicado na véspera, nos Estados Unidos.

A decisão se deve às "evidentes ventagens do HD-DVD, principalmente sua tecnologia pronta para o mercado e seus custos de fabricação menos elevados", explicaram as companhias no comunicado. A Toshiba parabenizou o anúncio.

- Esta decisão demonstra que a Paramount e a Dreamworks Animation compreendem o valor presente e o potencial futuro do formato HD-DVD para o lazer doméstico - afirmou o vice-presidente do grupo japonês, Yoshihide Fujii.

Os estúdios de cinema de Hollywood, que poderão ter a última palavra na batalha entre ambos formatos, estão atualmente divididos. Por sua vez, o Blu-Ray recebeu o apoio do gigante americano de aluguel de filmes Blockbuster, e da distribuidora Target.