E-mail já é mais usado no trabalho do que o telefone

Agência JB

WASHINGTON - O uso de e-mails no trabalho supera o uso do telefone, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira pela consultoria Dimension Data, especializada em tecnologia da informação. A pesquisa demonstra que 99,6% das pessoas entrevistadas utilizam o e-mail em suas comunicações no trabalho, contra 80% para o telefone fixo e 76% para o telefone celular.

A pesquisa, realizada em 524 empresas em 13 países do mundo, revelou ainda o uso crescente da internet para se comunicar dentro da empresa, já que 66% dos consultados declaram utilizar um sistema de mensagem instantânea no trabalho.

- Existe uma série de meios de comunicação disponíveis hoje no ambiente do trabalho. Nossa pesquisa mostrou que os funcionários preferem os emails aos serviços de voz como o telefone - comentou Rob Lopez, diretor da Dimension Data.

Segundo as informações publicadas pela consultoria, com sede na África do Sul, mas também presente no Reino Unido, onde está cotada no mercado secundário, 70% dos entrevistados acreditam que o uso dos e-mails melhora a produtividade, contrariamente aos blogs, mensagens instantâneas e telefone por internet (serviço que utiliza o IP do computador para se comunicar).