Astronautas do Endeavour preparam-se para pousar na terça-feira

REUTERS

TEXAS - Os astronautas do ônibus espacial Endeavour recolheram os equipamentos e verificaram os sistemas de pouso nesta segunda-feira em meio aos preparativos para desembarcar no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, na terça-feira. A Nasa (agência espacial dos EUA) reduziu em um dia a missão de construção de duas semanas do Endeavour na Estação Espacial Internacional (ISS) quando o furacão Dean deu sinais de que obrigaria o centro de controle de vôo, em Houston (Texas), a ser esvaziado.

A tempestade, agora, deve atingir a península mexicana de Yucatán com ventos de 240 quilômetros por hora antes de atravessar o golfo do México e chegar à região da costa central do país latino-americano.

Já que o Centro Espacial Johnson, no Texas, parece ter sido poupado pelo Dean, a Nasa poderia ter optado por deixar o Endeavour em órbita caso as condições climáticas fossem desfavoráveis na terça-feira ou se surgissem problemas técnicos.

A primeira das duas oportunidades para pousar no Centro Espacial Kennedy ocorrerá às 12h32 (13h32, horário de Brasília), de terça-feira. Os meteorologistas prevêem tempo bom, com poucas nuvens e ventos fracos.

Nesta segunda-feira, o comandante do ônibus espacial, Scott Kelly, o piloto Charles Hobaugh e o engenheiro de vôo Rick Mastracchio testaram os jatos de direcionamento e os flaps do aparelho, usados quando o Endeavour sai de órbita e entra na atmosfera para aterrissar.