Ameaça de furacão pode antecipar volta de ônibus espacial

REUTERS

FLÓRIDA - O ônibus espacial Endeavour pode antecipar sua volta à Terra em um dia caso o furacão Dean ameace o centro de operações da missão em Houston, disseram funcionários da Nasa nesta sexta-feira. - Não é o ideal - disse Scott Kelly, comandante da nave, em comunicação com jornalistas. - Mas podemos potencialmente zarpar depois da caminhada espacial de sábado e chegar em casa um dia antes.

O furacão avança na direção Noroeste pelo mar do Caribe e deve cortar a península do Yucatán (Sudeste do México) no começo da semana que vem, para então entrar no golfo do México e potencialmente ameaçar o litoral do Texas.

Kelly e seus colegas também disseram apoiar a decisão da Nasa de não consertar durante a missão um pequeno furo em duas placas da barriga da nave, que servem de proteção contra o calor da volta à atmosfera.

Há muito rigor de engenharia por trás dessa decisão - disse Kelly. - Levou tempo, mas foi porque houve muitos testes. Certamente há mais riscos em fazer o reparo do que estamos dispostos a assumir. Poderíamos potencialmente causar mais danos na parte de baixo do veículo orbital.