Nasa libera lançamento de ônibus espacial na quarta-feira

REUTERS

CABO CANAVERAL (EUA) - Executivos da Nasa liberaram nesta segunda-feira para lançamento o ônibus espacial Endeavour e sete astronautas, incluindo uma ex-professora que treinou com a tripulação da trágica Challenger.

A decolagem da Endeavour, que sairá do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, para uma missão de construção da Estação Espacial Internacional deve acontecer as 19h36 (horário de Brasília) de quarta-feira.

Meteorologistas previram 70 por cento de chance de tempo bom para o lançamento.

- Nos sentimos muito bem onde estamos - disse LeRoy Cain, o principal responsável pela aeronave no centro espacial.

- Estamos realmente em boa forma para lançamento na quarta-feira.

A tripulação planeja passar de sete a 10 dias no complexo orbital, que tem pouco mais da metade construída.

Até quatro caminhadas no espaço estão planejadas para instalar um novo pedaço da espinha dorsal da estação, substituir um giroscópio defeituoso - necessário para manter o posto avançado propriamente posicionado em órbita - e tentar resolver uma variedade de tarefas para preparar a Estação para a chegada de laboratórios construídos pela Europa e pelo Japão.

A tripulação, de cinco homens e duas mulheres, inclui a ex-professora Barbara Morgan, treinada como substituta de Christa McAuliffe, integrante da tripulação final da Challenger, que explodiu pouco após a decolagem, em 1986, e matou sete astronautas.

A Endeavour não voa em quase cinco anos. A aeronave passou por uma série de inspeções e melhorias de equipamentos.

As modificações incluem um novo sistema de energia que vai permitir que o ônibus espacial se conecte no sistema elétrico da Estação e estenda seu tempo no posto espacial.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais