Agência EFE
PEQUIM - Uma equipe médica da cidade de Cantão, no Sul da China, vai extrair um tumor facial de 15 quilos de um homem de 31 anos, o pior caso de neurofibromatose registrado até agora no mundo, informou a imprensa local.
Huang Chuncai, também conhecido como o "homem-elefante" da China, tem 31 anos e desde seu nascimento começaram a surgir tumores em sua face. O maior deles pesa atualmente 15 quilos, segundo o jornal Guangzhou Daily.
A pressão do tumor, com uma circunferência de 97 centímetros, cobriu grande parte de sua face, e tanto o olho quanto a orelha esquerdos estão tapados pela grande massa tumoral, como mostram as fotos do jornal. Huang não pode fechar a boca e tem dificuldade de falar e comer.
Com apenas 1,35 m de altura, o peso de tumor deformou a coluna do chinês, que caminha inclinado e, após qualquer esforço físico, tem dificuldades para respirar. Nascido na província de Hunan, em uma família sem recursos para pagar o tratamento necessário, Huang deixou o colégio muito jovem e se isolou da sociedade.
Tanto a mãe quanto a irmã mais nova do chinês também têm pequenos tumores na face e em outras partes do corpo. Por isso os médicos suspeitam que se trata de uma doença genética.
O médico Niu Lizhi, do hospital Fuda de Cantão, explicou que a operação é muito delicada devido à quantidade de vasos sanguíneos na região. O paciente pode morrer se o fluxo sanguíneo não for contido.