Nielsen vai medir consumo de mídia em celulares

REUTERS

NOVA YORK - A empresa de medição de audiência Nielsen anunciou na quarta-feira que vai começar a avaliar o consumo de mídia em celulares por meio de um novo serviço chamado Nielsen Wireless.

O serviço visa ajudar as operadoras de celular, anunciantes e companhias de entretenimento a medir que tipo de mídia é popular nos celulares, no momento em que um número crescente de pessoas usam os aparelhos para navegar na Internet e assistir a videoclipes.

O entretenimento e a propaganda devem ser as fontes de receita com crescimento mais rápido para as companhias de mídia e de telecomunicações nos próximos anos, com a melhora das conexões de Internet e com a entrada de aparelhos mais sofisticados no mercado.

A Nielsen Wireless vai medir quantas pessoas usam Internet e recursos de vídeo no celular, e como isso afeta o tempo que é gasto com outras formas de mídia, afirmou a empresa em comunicado.

A Nielsen Wireless será dirigida por Jeff Hermann, que também comanda a unidade de medição de videogames da empresa. A Nielsen já fornece dados para a indústria de telefonia sobre as vendas de tons e com pesquisas sobre usuários de celulares.

A primeira medição da Nielsen Wireless estará disponível em julho nos Estados Unidos, com informações sobre os hábitos de mídia e a distribuição demográfica da audiência de cada operadora de celular.

Os dados já compilados pela companhia mostram que mais de 33 milhões de consumidores norte-americanos com mais de 12 anos usaram os celulares para navegar na Internet no primeiro trimestre, e mais de 8 milhões de pessoas assistiram a vídeos nos aparelhos sem fio. O total de usuários de telefonia móvel nos EUA é estimado em cerca de 230 milhões de pessoas.