Nasa termina preparativos para lançamento do Atlantis

Agência EFE

WASHINGTON - A Nasa iniciou nesta quarta-feira os preparativos finais para o lançamento da nave Atlantis na próxima sexta-feira, em uma missão à Estação Espacial Internacional (ISS) que retoma o programa espacial após três meses de suspensão. A pausa foi causada por uma intensa tempestade de granizo no final de fevereiro que atingiu o Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral (Flórida), e causou inúmeros danos na parte superior do tanque externo da nave.

A partida da nave está prevista para as 19h38 hora local (20h38 em Brasília). Segundo a Nasa, há 70% de chances de haver bom clima no lançamento. O Atlantis, que começa seu 28º vôo na sexta-feira, volta à terra em 19 de junho.

Desde março, o tanque da nave se submeteu a complexas vistorias e, segundo a agência espacial americana, está perfeitamente preparado. Os trabalhos foram realizados com muito cuidado, levando em conta que o desprendimento de materiais de revestimento do tanque exterior de combustível causou os danos que destruíram a nave Columbia, em 2003, e matou os sete tripulantes.