Consumo de poucas doses de ecstasy já afeta memória, comprova estudo

Agência JB

LONDRES - O consumo de pequenas doses de ecstasy já são suficientes para causar danos à memória, de acordo com pesquisa realizada pela Universidade de Amsterdã. O estudo, publicado na revista científica Archives of General Psychiatry e comandado pelo professor Ben Schmand, recrutou 188 voluntários que nunca haviam experimentado a droga antes, mas admitiram que o fariam num futuro próximo. O grupo foi submetido a uma bateria de testes de atenção e de memória.

Dois anos depois, os pesquisadores analisaram novamente os voluntários, dividindo-os em dois grupos. O primeiro incluía 58 pessoas que admitiram ter experimentado a droga pelo menos uma vez e, o segundo, com 60 voluntários que não haviam tomado ecstasy. Os 70 restantes não participaram.

O pesquisador Ben Schmund disse que, em média, os novos usuários haviam experimentado a droga três vezes e que a "baixa dose foi suficiente para afetar a memória".

- A perda da memória é sutil, muitas pessoas nem percebem. Mas a pesquisa mostra que se elas nunca tivessem usado a droga, teriam tido um desempenho melhor - avalia Schmund.

No novo teste, os dois grupos ouviam atentamente a uma lista com 15 palavras e tinham de repeti-las 20 minutos depois. Numa segunda etapa, a lista incluía 30 palavras e, novamente, os pesquisadores pediram aos voluntários que as repetissem 20 minutos mais tarde.

- Foi na segunda etapa que constatamos as maiores diferenças entre os dois grupos. Os novos usuários esqueceram várias palavras - conta o professor.

- Nós concluímos que mesmo pequenas doses de ecstasy estão associadas à diminuição da memória verbal - alerta.

O estudo, que contou com o apoio do Ministério da Saúde holandês, teve como objetivo estudar os efeitos do ecstasy, droga considerada pesada e proibida na Holanda. A principal razão para a perda da memória se deve à ação da droga, que diminui a quantidade da serotonina.

O hormônio é responsável por várias funções cognitivas, mas desempenha um papel importante para o aprendizado e a memória. Também conhecida como a "droga do amor", o ecstasy provoca a sensação de euforia e geralmente é consumido em boates.

(Com BBC Brasil)