Nasa inaugura atração que simula viagem em ônibus espacial

REUTERS

CABO CANAVERAL - Se você não é uma das sete pessoas escolhidas para embarcar no ônibus espacial na próxima semana, não se aborreça: a Nasa (agência espacial norte-americana) inaugurou um simulador de lançamento para o restante dos mortais.

Não serão necessários anos de treinamento e sua viagem espacial vai ocupar uns 30 minutos do seu tempo, dependendo do comprimento das filas.

É claro, você não irá realmente a lugar nenhum. Mas por alguns minutos, enquanto você cai em sua poltrona e deixa os efeitos especiais da viagem de foguete simulada assumirem, é fácil acreditar que se está no espaço.

Esse é o apelo da Shuttle Launch Experience (Experiência de Lançamento de Nave), uma atração de 60 milhões de dólares que abriu no final de semana passado no Complexo de Visitantes do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

Com ajuda de 27 astronautas, a equipe de projetistas da BRC Imagination Arts of Burbank, da Califórnia, passou anos construindo uma experiência que chegaria o mais perto possível do real lançamento de um ônibus espacial.

O chefe da BRC, Bob Rogers, diz que a experiência é mais do que uma viagem.

Antes de as pessoas colocarem os cintos, elas assistem a um vídeo com uma aula sobre a tecnologia dos ônibus espaciais, dada pelo veterano astronauta Charlie Bolden.

É uma boa visão geral do programa, embora a iminente aposentadoria do ônibus espacial torne os detalhes um pouco irrelevantes.

Os ônibus espaciais sairão de circulação em 2010 porque não conseguiram cumprir seu objetivo original de mandar pessoas e cargas para a órbita terrestre com segurança, baixo custo e com frequência.

Não há melhor lembrança disso do que o fato de que, depois de 25 anos de vôos, civis ainda estão relegados a vôos com simuladores, por mais realista que possa parecer.

De toda forma, o Shuttle Launch Experience é uma boa atração, com efeitos especiais, de som e vibrações suficientes para soltar a imaginação.

O ingresso para o Complexo de Visitantes do Kennedy Center custa 40 dólares por adulto e já inclui um passeio no simulador.