Nasa autoriza lançamento do Atlantis no dia 8 de junho

REUTERS

CABO CANAVERAL - O ônibus espacial Atlantis recebeu na quinta-feira autorização da Nasa para ser lançado no dia 8 a fim de retomar a construção da Estação Espacial Internacional, depois de um atraso de três meses para consertar danos provocados por granizo.

Se não houver problemas técnicos ou meteorológicos, o ônibus deve decolar às 19h38 (20h38 em Brasília) do dia 8 de junho do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

- Estamos bons para ir - disse o gerente do programa de ônibus da Nasa, Wayne Hale.

- Não temos nada que faça o show parar à nossa frente.

A Nasa pretendia fazer o primeiro vôo do ano em março, mas uma tempestade de granizo em 26 de fevereiro atingiu a nave, danificando seu tanque externo de combustível. O conserto roubou um tempo valioso do apertado cronograma da conclusão da Estação Espacial Internacional, que deve estar pronta antes que os ônibus sejam aposentados, em 2010.

- Estou extremamente confiante de que tenhamos tido consertos perfeitamente bons - disse Hale.

Nesse meio tempo, a Nasa decidiu usar o Atlantis para transportar um novo tripulante à estação e trazer de volta a astronauta Sunita Williams, a bordo da estação orbital desde dezembro.

A troca da tripulação estava prevista originalmente apenas para o segundo vôo do ano, que agora só poderá ocorrer a partir de agosto.

O Atlantis levará um novo conjunto de asas geradoras de energia solar para a estação, que está sendo ampliada para acomodar laboratórios construídos pelas agências espaciais européias e japonesas.