ASSINE
search button

Prédios paulistas serão beneficiados por programa ecológico de Clinton

Compartilhar

Agência JB

SÃO PAULO - São Paulo está entre as 15 cidades do mundo que participam de um projeto liderado pelo ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton para tornar prédios mais eficientes no uso de energia e combater o aquecimento global. A iniciativa, da fundação de Clinton, conta com a participação de cinco bancos globais e quatro corporações multinacionais, além de uma equipe de especialistas em reformar prédios para torná-los mais "verdes".

Na maioria das cidades, prédios são responsáveis por mais de 50% das emissões de carbono. No caso de grandes metrópoles como São Paulo e Nova York, esse índice sobe para 70%.

De acordo com o plano, cada banco participante vai emprestar US$ 1 bilhão para cidades e donos de construções. O dinheiro será usado para melhorar sistemas de aquecimento, resfriamento e iluminação em prédios antigos.

Segundo os criadores do programa, a idéia é que os empréstimos sejam pagos com o dinheiro resultante da economia no uso de energia. As estimativas são de que as melhorias trarão reduções entre 20 e 50% nos gastos.

- As mudanças climáticas são um problema global que requer soluções locais - disse Clinton.

- As empresas, bancos e cidades em parceria com a minha fundação vão economizar dinheiro, fazer dinheiro, criar empregos e produzir um impacto coletivo sobre as mudanças climáticas - sintetiza.

Além de São Paulo, participam do programa Bangcoc, Berlim, Chicago, Houston, Johannesburgo, Karachi, Londres, Melbourne, Cidade do México, Nova York, Roma, Seoul, Tóquio e Toronto.

Os bancos participantes são ABN AMRO, Citi, Deutsche Bank, JPMorgan Chase e UBS.

(Com BBC Brasil)