Agência Brasil
BRASÍLIA - A partir de 2013, o governo não concederá mais canais analógicos de televisão. A informação é de Ara Minassian, superintendente de Comunicação de Massa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Ele acrescentou que emissoras comerciais e públicas de São Paulo se comprometeram com o governo a transmitir programação digital a partir de 23 de dezembro deste ano. Esse é o caso da TV Cultura de São Paulo.
Os prazos foram estabelecidos pela norma que regulamentou a implantação da TV digital no Brasil. Minanssian participa da mesa de debates sobre migração digital das TVs públicas, coordenado pelo presidente da Radiobrás, José Roberto Garcez. O debate faz parte das atividades do terceiro dia do Fórum Nacional de TVs Públicas.
Para Garcez, migrar para o sistema digital é uma questão de sobrevivência para as TVs públicas.
- Neste momento de transição de tecnologia, as TVs públicas precisam estar apoiadas num forte processo, para que se reequipem, para a transmissão, para que possam exercer sua vocação de oferecer conteúdo de qualidade e necessário para a população.
Garcez destacou que a tecnologia digital oferecerá oportunidade à TV pública de permitir ao cidadão que assuma papel de ativo participante na elaboração dos conteúdos. Ele lembrou que o sistema também oferecerá múltiplas programações, atendendo às necessidades dos vários grupos sociais.
O fórum segue até sexta-feira, 11 de maio, quando será elaborada a Carta de Brasília, um documento com recomendações para o governo no setor.