Mensagens de texto por celular prejudicam linguagem escrita

REUTERS

DUBLIN - O aumento da popularidade de mensagens de texto em celulares representa uma ameaça aos padrões da escrita, afirma uma comissão educacional da Irlanda.

A frequência de erros gramaticais e de pontuação se tornou um problema sério, afirmou a State Examination Commission em relatório elaborado após revisão das provas do ano passado de alunos na faixa dos 15 anos.

- A emergência do celular e o aumento do uso das mensagens de texto como meio popular de comunicação impactaram nos padrões de escrita, como mostram as respostas dos alunos -afirma o relatório, citado pelo jornal Irish Times.

- A mensagem de texto, que usa recursos fonéticos e pouca ou nenhuma pontuação, parece representar uma ameaça às convenções de escrita - dizia o jornal.

O relatório lamenta que em muitos casos os alunos usam "frases excessivamente curtas, simples e com vocabulário limitado".

O resultado do relatório contrasta com o desempenho de alunos irlandeses na faixa dos 15 anos de idade que ficaram entre os 10 melhores em um ranking internacional de literatura compilado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.