OMS adverte sobre possível aparecimento de vírus que não seremos capazes de conter

Em meados de outubro, a OMS criou uma equipe de 26 especialistas para continuar a busca das origens da pandemia da covid-19

Foto: Reuters/Denis Balibouse
Credit...Foto: Reuters/Denis Balibouse

"De um ponto de vista biológico, não há dúvida de que um dia aparecerá outro vírus que simplesmente não seremos capazes de conter", disse Ghebreyesus por ocasião da reunião dos ministros das Finanças e da Saúde do G20, realizada nessa sexta-feira (29) em Roma, Itália.

Ele exortou a tirar lições da atual pandemia de coronavírus para estarmos preparados para a próxima.

Segundo diretor-geral, a comunidade internacional precisa de uma OMS "reforçada". Para isso, ele propôs criar um conselho de financiamento para mitigar as ameaças no âmbito da saúde, e melhorar a gestão através de um tratado internacional para a luta contra as pandemias.

Em meados de outubro, a OMS criou uma equipe de 26 especialistas para continuar a busca das origens da pandemia da covid-19.

A equipe terá como objetivo estabelecer uma nova estrutura global para a realização de estudos sobre "as origens de patógenos emergentes de potencial epidêmico e pandêmico", entre os quais está o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19.

O novo coronavírus matou mais de 4,9 milhões de pessoas, provocou um total de 246 milhões de casos e tem minado a economia global desde que foi descoberto na cidade chinesa de Wuhan em dezembro de 2019.(com agência Sputnik Brasil)



Imagem ilustrativa do vírus Sars-Cov-2, que causa a covid-19
Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom


Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais