Centaurus A: telescópio captura foto incrível de uma das galáxias mais próximas da Terra

A espetacular faixa de poeira da galáxia Centaurus A está em toda a sua grandiosidade nesta linda imagem capturada pelo telescópio Víctor M. Blanco, no Observatório Interamericano de Cerro Tololo, no Chile

Foto: Nasa / ESA / H. Falcke
Credit...Foto: Nasa / ESA / H. Falcke

Uma foto da galáxia Centaurus A foi capturada por astrônomos usando a Câmera de Energia Escura, montada no telescópio Víctor M. Blanco, de quatro metros, no Observatório Interamericano de Cerro Tololo, no Chile.

[Retrato espetacular de Centaurus A. Câmera de Energia Escura capturou uma visão detalhada de uma galáxia peculiar e impressionante]

Na imagem acima podemos ver o brilho impressionante das estrelas e os filamentos escuros de poeira que escondem o luminoso centro da galáxia. Invisíveis nesta imagem estão os poderosos jatos emissores de raios X que saem do buraco negro supermassivo no centro da galáxia, bem como os lóbulos gigantes de gás quente emitindo ondas de rádio, reportou o portal Astronomy na sexta-feira (3).

A galáxia Centaurus A ou NGC 5128, fica a 12 milhões de anos-luz de distância da Terra na direção da constelação Centaurus no Hemisfério Sul. A Centaurus A é um alvo popular para astrônomos amadores e profissionais.(com agência Sputnik Brasil)