CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Astrônomo amador descobre nova lua na órbita de Júpiter

O corpo celeste recebeu o nome provisório de EJc0061 e mais provável é que seja um novo membro do grupo Carme, que orbita o planeta junto a outras 78 luas

Por Jornal do Brasil
[email protected]

Publicado em 23/07/2021 às 11:36

Ly assegura que localizou a lua durante suas férias de verão como um "hobby antes de retomar as aulas" Foto / Pixabay

O estudante Kai Ly se tornou o primeiro astrônomo amador a descobrir uma lua planetária até agora desconhecida da ciência.

A descoberta foi publicada no Minor Planet Mailing List, que faz parte do centro de astrofísica de Harvard- Smithsonian, nos EUA.

Ly analisou as imagens do Telescópio Canadá-França-Havaí (CFHT, na sigla em inglês) captadas em fevereiro de 2003 por pesquisadores da Universidade do Havaí, e encontrou um novo membro do grupo Carme, formado por outras 22 pequenas luas que orbitam em torno de Júpiter.

[Kai Lay, um astrônomo amador, descobriu a EJc0061, uma "nova" lua em torno de Júpiter, a número 80.]

A nova lua tem o nome provisório de EJc0061 e o mais provável é que seja um fragmento que se separou da lua Carme, que orbita o planeta junto a outros 78 satélites naturais. Com esta descoberta, o número total de luas detectadas em Júpiter é agora de 80.

Ly assegura que localizou a lua durante suas férias de verão como um "hobby antes de retomar as aulas".

Apesar de se sentir orgulhoso da descoberta, o estudante admite que a lua "é apenas um membro típico do grupo Carme". Este grupo se diferencia das outras luas de Júpiter, como Ganímedes e Europa, por orbitar o planeta durante períodos de cerca de dois anos. (com agência Sputnik Brasil)