Astronautas iniciam projeto de cultivo de pimentões no espaço, informa Nasa

Na segunda-feira (12), os astronautas da Estação Espacial Internacional deram início a seu projeto de apresentação técnica de capacidades de habitat de plantas avançado, também chamado de Plant Habitat-04, tentando cultivar pimentões no espaço pela primeira vez

Foto: Nasa/Christopher Cassidy
Credit...Foto: Nasa/Christopher Cassidy

O vegetal alvo deste experimento é o pimentão que, por sua vez, é um dos vegetais mais complexos de germinar, devido ao tempo necessário para seu crescimento e desenvolvimento de seus frutos.

A pesquisa inclui análises microbianas, que ajudam a entender as interações entre plantas e micróbios no espaço, bem como suas consequências no sabor e textura dos vegetais em estudo, informa a agência espacial Nasa.

[O experimento Plant Habitat-04 começou hoje! Estamos cultivando pimentões no espaço pela primeira vez – um desafio devido aos longos ciclos de germinação e crescimento. Mas uma ótima fonte de vitamina C e sabor! Você consegue ver o quão estou entusiasmada? Você consegue adivinhar que tipo de pimentão é (dica: veja a foto)]

As descobertas realizadas neste projeto vão suportar futuras pesquisas conduzidas em habitat de plantas avançado (APH, na sigla em inglês), bem como ajudar no desenvolvimento de sistemas de produção de colheitas no espaço.

O projeto Plant Habitat-04, no entanto, tem outros objetivos adicionais além de ser o primeiro a conseguir a cultivação dos primeiros pimentões no espaço. Entre eles estão: a realização de análises microbianas detalhadas para selecionar os pimentões quanto a possíveis patógenos humanos e vegetais; a análise comparativa da qualidade nutricional dos pimentões cultivados no espaço com os do solo terrestre; e a determinação do grau de aceitação de pimentões cultivados no espaço. (com agência Sputnik Brasil)