Descoberto na China raro esqueleto de dinossauro gigantesco de 180 milhões de anos

Um grupo de paleontólogos chineses descobriu um esqueleto de dinossauro quase completo de cerca de oito metros de comprimento, datado de 180 milhões de anos atrás.

AFP 2021 / Ted Aljibe
Credit...AFP 2021 / Ted Aljibe

A descoberta, que ocorreu em Lufeng, no sudoeste da China, revelou um esqueleto aproximadamente 70% intacto e pertencente a um dinossauro que teria cerca de oito metros de comprimento.

O esqueleto foi descoberto em uma escavação no final de maio em uma camada de solo datada de cerca de 180 milhões de anos atrás, no Período Jurássico, segundo o tabloide "Daily Mail".

[?Um esqueleto de dinossauro gigante é descoberto na China: um monstro jurássico de oito metros que está aproximadamente 70% intacto – Daily Mail: o fóssil foi encontrado em Lufeng, sudoeste da China no final de maio, está aproximadamente 70% intacto e pertence a um dinossauro]

As autoridades da região afirmaram que encontrar um fóssil de dinossauro completo, que se acredita ser de um Lufengosaurus, é "algo raro" no mundo e, por isso, considerou a descoberta um "tesouro nacional".

Agora, as equipes estão planejando uma escavação de emergência para resgatar o esqueleto, pois o local corre risco de erosão do solo.

Além do fóssil, os cientistas também encontraram traços de um mineral que eles acreditam que estava no sangue do animal.

O Lufengosaurus é um dinossauro herbívoro de quatro patas, chamado coloquialmente de "Lufeng Lizard". (com agência Sputnik Brasil)