Gigantes da Lira faz concurso para Rei Mominhoem baile no Circo Voador

Inscrições para o concurso serão feitas no local e candidatos devem ter entre 4 e 10 anos

O bloco mirim Gigantes da Lira realiza no domingo, 5 de fevereiro, a partir das 17h, a 9ª edição do  seu tradicional Baile de Carnaval do Gigantes no Circo Voador, que este ano vai eleger o Rei Mominho do Carnaval Mirim. As inscrições para o concurso serão feitas na hora e os pequenos candidatos, que devem ter entre 4 e 10 anos de idade, serão avaliados pela sua cultura carnavalesca: samba no “pezinho” e pelo canto de  uma música de carnaval, por aclamação do público.

“Valores como a democracia e cidadania são passados como pura brincadeira às crianças, já que toda a realeza do Gigantes da Lira passa por eleições, legitimadas pela aclamação da plateia do Circo Voador, desde 2004” conta Yeda Dantas, diretora do bloco. Os concursos de Princesa e Rei Mominho são bienais e alternados, portanto a cada ano acontece uma eleição.

Os pequenos e grandes foliões vão poder curtir muitas marchinhas carnavalescas com a Banda Gigantes de batuques e metais, comandada pelo Maestro Edimar Lima. A parceria do Gigantes da Lira com a Escola Nacional de Circo permitirá apresentações  circenses de variadas modalidades.

O Rei Mominho eleito receberá a coroa e o cetro do seu antecessor Theo Olivetto e vai se apresentar à frente do desfile do bloco ao lado de outros integrantes do grupo infantil, como o palhaço Doutor Giramundo; a Rainha do Carnaval Mirim, Grabrielly Nunes; as Princesinhas da Lira, Talita Martielo e Luísa Machado (eleitas no ano passado); o famoso casal na perna de pau, Guilherme Stutz e Mia Ferreira; os divertidos palhaços e o boneco Bobo da corte Gigante, símbolo do bloco.

O tradicional casal de mestre-sala e a porta-bandeira mirins, Matheus e Vitória, depois de 8 anos nos postos, se despede este ano e no baile passam suas funções ao novo casal mirim, Eric e Joanah, todos procedentes da “Mangueira do Amanhã”.  

O 14º desfile do Gigantes da Lira será no domingo que antecede o carnaval, dia 12 de fevereiro, a partir das 9h, na Praça da General Glicério, em Laranjeiras.

Sobre o Gigantes da Lira

Gigantes da Lira é um movimento artístico-cultural lírico e circense criado em 1999, no bairro das Laranjeiras, na forma do pioneiro e homônimo bloco do folião mirim, hoje uma tradição na cidade do Rio de Janeiro. Ao longo de 13 anos de trabalho contínuo, o Gigantes da Lira estabeleceu-se como um pólo aglutinador de idéias e manifestações artísticas, marcando culturalmente através dos seus eventos, datas como Carnaval, Aleluia, São João, Dia da Criança e Natal.

SERVIÇO:

Baile de Carnaval do Gigantes da Lira

Data: 5 de fevereiro, domingo

Local: Circo Voador - Rua dos Arcos, S/N – Lapa, RJ

Abertura dos portões: 17h

Ingressos: R$ 20 (meia - estudantes menores de 21 anos e pessoas com mais de 65 anos), R$ 40 (inteira)

Capacidade: 2.000 pessoas

Classificação: Livre

Informações: 2533-0354

Bilheterias: terça à quinta, das 12h às 19h; sexta, das 12h às 24h (exceto feriados) e no sábado 1 hora antes do evento.

Venda online: www.ingresso.com

Desfile

Data: 12 de fevereiro, domingo

Local: Laranjeiras

Horário: 9h

Entrada: Grátis

Classificação etária: livre 

O bloco se concentra na pracinha da General Glicério, em Laranjeiras, depois sobe a General Glicério e retorna pela rua Cristóvão Barcelos.