Hamburg Süd realiza teste com combustível

SÃfO PAULO, 4 de outubro de 2010 - Pela segunda vez este ano, a United States Environmental Protection Agency (EPA), com apoio da Hamburg Süd, obteve dados importantes sobre a possível redução de contaminação na navegação marítima. No final de agosto, o Low Sulphur Marine Gas Oil (LSMGO), um combustível com conteúdo de enxofre de 0,1%, foi usado no navio porta-contêineres "Cap San Lorenzo", utilizado no serviço entre Golfo dos Estados Unidos e Caribe/Costa Leste da América do Sul, quando o navio estava entrando e saindo do Porto de Santos.

De acordo com a EPA, foi o primeiro teste do tipo a ser feito em Santos. O uso do LSMGO tinha sido testado anteriormente no "Cap San Lorenzo" em abril de 2010 nos portos de Veracruz, Altamira e Houston, no Golfo do México.

Uma série de áreas com limites rígidos de enxofre, conhecidas como Emission Control Areas (ECAs), estão sendo definidas obrigatoriamente. Desde janeiro, por exemplo, os combustíveis usados em portos dentro da União Européia só podem conter no máximo 0,1% de enxofre. A partir de agosto de 2012, somente combustíveis com conteúdo de enxofre de 1,0% serão permitidos no Atlântico norte-americano e na Costa do Pacífico, assim como na Costa do Golfo dos Estados Unidos.

(Redação - Agência IN)