Candidato do PTB ao governo participa de "carroçada", no Piauí

Yala Sena, Portal Terra

TERESINA - No feriado de 7 de Setembro, o candidato do PTB ao governo do Piauí, João Vicente Claudino, realizou uma "carroçada" pelas ruas da zona Norte de Teresina. Mais de 50 carroceiros participaram da manifestação nos bairros Mafrense e São Joaquim. A categoria se queixou da redução de postos de serviços na capital e reivindicou a reposição dos animais sacrificados por causa da amenia, uma doença que atinge o sangue.

João Vicente chegou atrasado na atividade, mas andou de carroça e pediu apoio dos carroceiros. "É uma categoria importante em Teresina e vamos apoiá-la para a geração de renda e para manter o trabalho dos carroceiros", disse João Vicente. O presidente da Associação dos Carroceiros do Piauí, José Ferreira Lima Filho, o Careca, participou da atividade e declarou apoio ao candidato.

A primeira "carroçada" na política do Piauí ocorreu no governo Mão Santa, em 1996, quando ele abriu as portas do Palácio de Karnak e os carroceiros invadiram os jardins da sede do poder estadual. De lá pra cá, a categoria é disputada pelos candidatos pela sua simbologia de trabalho e simplicidade. Os teresinenses utilizam os serviços dos carroceiros para a coleta de lixo, capina, e às vezes, fazerem mudanças.

Reta final

João Vicente disse que não muda a estratégia de campanha e na reta final continuará fazendo corpo-a-corpo junto aos eleitores. Ao participar da carroçada afirmou que manterá a decisão de usar a imagem do presidente Lula e mandou um recado para os governistas. "Não usamos o Lula como muleta. Somos parceiros de Lula, mas temos serviço prestado no Estado", disse.