Para técnico de Portugal, empate contra o Brasil não será ruim

Portal Terra

JOHANNESBURGO - O técnico Carlos Queiroz, de Portugal, bem que fez o discurso motivacional e pregou jogar para vencer contra a Seleção Brasileira. Mas deixou escapar nesta quinta-feira que não considera um mau resultado um empate no jogo desta sexta-feira, pela última rodada da primeira fase da Copa do Mundo da Alemanha. A equipe europeia precisa apenas um ponto para garantir vaga nas oitavas de final.

Perguntado se Brasil e Portugal teriam potencial de ser uma final de Mundial, Queiroz concordou. E escorregou. "Acho que sim. Nos sentimos orgulhosos e honrados com essa apreciação. O Brasil tem o estatuto de grande favorito. Mas naturalmente o momento do jogo determina. É preciso ver o contexto, já que o Brasil tem classificação garantida e nós ainda buscamos. Ganhar do Brasil é o desejo de todos. Mas o empate é um resultado que eu não descartaria. Afinal, o objetivo é a classificação", disse.

Depois ainda fez o discurso politicamente correto. Mas sem esquecer de que um empate basta. "O Brasil tem que ter muito orgulho do que fez nos últimos anos. A nós compete tentar contrariar isso, jogar um bom futebol e jogar para vencer, pois quem joga para empatar perde. Vamos tentar pelo menos garantir os pontos para passar à próxima fase", declarou.

Queiroz elogiou também o treinador da Seleção Brasileira. "Estamos estudando e apreciando a equipe do Dunga faz tempo. Por experiências próprias, sabemos que se dermos chances deles contra-atacarem podem ser mortíferos. Tem que se jogar com inteligência com um time muito bem comandado", disse.

E também elogiou o elenco brasileiro. "Tem um padrão de jogo definido. Tem muita organização. Mas tem jogadores em todos os setores do campo que podem definir a qualquer momento com jogadas individuais".

Portugal está atualmente em segundo lugar no Grupo G, após um empate por 0 a 0 com a Costa do Marfim e uma goleada sobre a Coreia do Norte por 7 a 0. Já o Brasil lidera com duas vitórias, sobre a Coreia por 2 a 1 e batendo os africanos por 3 a 1.

A partida entre o primeiro e segundo lugar acontece nesta sexta-feira, às 11h (de Brasília), no Estádio Durban.