Holanda: concerto de vuvuzelas atinge decibéis de avião a jato

Agência AFP

LA HAYA - Em torno de 300 pessoas conseguiram nesta quinta-feira produzir um som de 127 decibéis, o equivalente ao ruído de um avião a jato, ao tocar ao mesmo tempo várias vuvuzelas na cidade de Hoogezand-Sappemeer, norte da Holanda, anunciou a prefeitura.

"Em torno de 300 pessoas produziram 127 decibéis", afirmou à AFP Joost Koedam, um porta-voz municipal, que mediu o som da iniciativa que teve como objetivo marcar um recorde.

"É o primeiro recorde oficial na Holanda", segundo Koedam, que espera homologá-lo para que figure no Guiness. Segundo o porta-voz, não existe no momento nenhuma marca desse tipo no mundo.

Os voluntários, recrutados pela prefeitura com seus instrumentos e tampões para os ouvidos, reuniram-se na praça principal de Hoogezand, onde praticaram antes de tentar bater o recorde às 17h15 locais.

Desde o início do Mundial da África do Sul, essas cornetas de plástico que soam sem cessar nos estádios de futebol são muito criticadas e, segundo alguns especialistas, podem provocar problemas auditivos.