ASSINE
search button

Dunga reencontra rival de 1ª derrota e de redenção na Seleção

Compartilhar

Renato Pazikas, Portal Terra

DURBAN - Adversário do Brasil nesta sexta-feira na última rodada da primeira fase da Copa do Mundo, Portugal é um velho conhecido do técnico Dunga. Os lusitanos foram responsáveis pela 1ª derrota dele no comando da Seleção, e marcaram a ascensão do treinador no momento mais difícil em quase quatro anos no cargo.

O primeiro duelo aconteceu em fevereiro de 2007. Dunga havia assumido seis meses antes, após o fracasso brasileiro na Copa da Alemanha. Nos testes iniciais, ainda no ano do Mundial, o técnico venceu cinco e empatou apenas um, contra a Noruega.

Jogando em Londres, a "casa" brasileira na Europa, Dunga conheceu o primeiro revés à frente da Seleção: 2 a 0 Portugal. Os gols foram marcados por Simão e Ricardo Carvalho, dupla confirmada na partida que será realizada sexta no Estádio Moses Mabhida, em Durban.

Depois da derrota, Dunga conquistou a Copa América daquele ano, mas voltou a enfrentar as críticas na temporada seguinte. A eliminação para a Argentina na semifinal da Olimpíada, somada a três empates sem gols atuando em casa pelas Eliminatórias, colocaram o cargo do técnico em risco.

Aí apareceu Portugal novamente. O jogo era amistoso, mas serviu para lavar a alma da Seleção em 11 de novembro de 2008. O Brasil goleou por 6 a 2 em Brasília. Luís Fabiano (3), Maicon, Elano e Adriano marcaram para a equipe verde e amarela, com Danny e Simão descontando para os europeus.

"Tínhamos no máximo dez dias de treino. Agora temos 25 jogos, sofremos apenas gols em quatro jogos. Temos uma performance muito mais sólida. Amanhã será um jogo muito diferente, muito difícil, um jogo de Copa do Mundo", defendeu-se Carlos Queiroz, técnico de Portugal hoje e na ocasião.

O jogo no estádio Bezerrão marcou uma arrancada da Seleção Brasileira. Foram 13 jogos de invencibilidade em 2009, com 11 vitórias seguidas. A sequência foi interrompida apenas na altitude de La Paz, na derrota por 2 a 1 para a Bolívia.

Dunga e Queiroz estão empatados, mas a história do confronto é muito favorável ao Brasil. Em 18 partidas, são 12 vitórias, dois empates e quatro derrotas, com 36 gols marcados e 15 sofridos. Em Copas do Mundo, porém, Portugal venceu o único duelo: 3 a 1 no Mundial da Inglaterra, em 1966.