Brasileiros "invadem" comunidade portuguesa para jogo decisivo

Portal Terra

JOHANNESBURGO - Terceira maior cidade da África do Sul, Durban tem uma grande comunidade portuguesa. Estima-se que 25 mil lusitanos morem no balneário, que, com suas belas praias, é um dos principais pontos turísticos do país da Copa do Mundo.

Só que os europeus começam a dividir esse espaço com os brasileiros, que chegaram em grande número para acompanhar a partida decisiva entre as duas seleções, nesta sexta, às 11h (de Brasília), no Moses Mabhida. A arena, com capacidade para 70 mil torcedores, é uma das mais modernas.

Na porta do estádio, o movimento nesta quinta era quase que exclusivo de torcedores do Brasil. Camisas amarelas por todos os lados e muita festa na véspera da partida. Um grupo que veio de São Paulo fazia barulho com uma corneta apelidada de "bazooka".

"Isso aqui faz muito mais barulho que as vuvuzelas", explicou Eduardo Pascoal. "Os portugueses acham que vão ganhar fácil, coitados. Vai ser 2 a 1 Brasil", apostou o torcedor, antes de tirar sarro de quatro mulheres dentro de um carro com bandeiras de Portugal, o único registro de lusitanos nos arredores do estádio.

Ao lado do grupo, André Rosa fazia truques com dois cachorros. "Garrincha" e "Fenômenocão" faziam malabarismos com uma bola e arrancavam aplausos dos curiosos. Um vestia roupa do Brasil, o outro da África do Sul. "Quero fazer com que eles virem mascotes da Copa de 2014", pediu André.

Os torcedores sul-africanos também estão do lado do Brasil. Mostram simpatia pelo time de Dunga, apesar de reclamarem da ausência de Ronaldinho. "Vocês vão ganhar a Copa com os gols do Luís Fabiano. São os melhores do mundo", arriscou o taxista Sunil Gaskar, que é filho de indianos.

Durban tem muitas diferenças em relação a Johannesburgo, a base brasileira durante o Mundial. A cidade tem a maior colônia de indianos fora da Índia (estimativa de um milhão, ou quase um terço da população). Além disso, o clima é subtropical com temperaturas mais amenas no inverno - mínima de 11° C e máxima de 26° C durante o jogo.