JObulani, a irma dourada da JAbulani

Natalia da Luz, especial, JB Online

JOANESBURGO - Quem não conhece a Jabulani? A maioria dos torcedores e telespectadores da Copa do Mundo 2010 já ouviu falar da bola jogada nos dez estádios da África do Sul, nos quase 20 jogos disputados até agora. Desde antes da Copa, ela ganhou atenção após os jogadores criticarem, "jogando-a para escanteio". Mas se a Jabulani parece não ser tão adorada, a irmã Jobulani está em escassez!

Percorremos as ruas da região de Sandton (Joanesburgo) e corredores de shoppings. Após passar por cinco lojas esportivas atrás da concorrida JObulani, encontramos uma (a única) nas mãos do vendedor Lows Zandamela, antes do próximo cliente pagar 1300 rands pelo mimo.

A troca do A pelo O é uma referência à Joanesburgo, a supersede da Copa que vai abrigar 15 jogos, especialmente a abertura e a final da Copa do Mundo da África! Mas a Jobulani não é uma simples bola que vai circular pelas 64 partidas da Copa! Ela será o personagem principal da final da Copa da África! É a bola oficial do encerramento da Copa e por isso tanta gente quer comprar. Não importa o preço , disse Lows Zandanela, que ouviu a nossa conversão para real que seria cerca de R$350. Também é caro para vocês?

Nos estabelecimentos vizinhos, o pico da procura pela Jobulani foi grande e só ontem uma das lojas de esportes de Sandton vendeu metade das 50 bolas que recebeu na última semana. E o pior é que nem há previsão para a chegada da nova safra . Vendemos muito nos últimos dias. A venda de ontem foi muito incomum e agora ficamos sem nenhuma! , contou Zack, gerente de outra loja.

Além de ser a bola da final, e fazer uma referência à Joanesburgo, há mais simbologia na tal da Jobulani. Ela tem um design diferente, com detalhes dourados que representam o ouro da África do Sul (concentrado em Joanesburgo). Lows lembra que algumas pessoa se confundem e acham que realmente tem ouro na bola, mas ressalta que é apenas simbólico. Esse desenho representa as nossas minas e o dourado ao redor, o ouro que sai delas. Se fosse ouro de verdade seria uns 10 mil rands , brincou o vendedor que não perdeu a oportunidade e perguntou se não iríamos levar uma mostra para o Brasil.