Fifa compara Espanha ao Barcelona antes de estreia

Portal Terra

JOHANNESBURGO - Tida como uma das grandes favoritas a conquistar a Copa do Mundo da África do Sul, a forma de atuar da seleção da Espanha - que estreia nesta quarta, diante da Suíça, em Durban - é comparada pelo site da Fifa com o futebol vistoso apresentado pelo Barcelona nas últimas temporadas.

O futebol de toques rápidos e que flui com facilidade é lembrado, junto com o fato que o elenco convocado pelo técnico Vicente Del Bosque tem oito atletas oriundos da equipe catalã (inclusive o novo contratado, o atacante David Villa). A goleada por 6 a 0 diante da Polônia, no último amistoso preparatório para o Mundial, também é recordado como prova do bom momento da equipe.

Visando quebrar o estigma de nunca ter ganho uma Copa (melhor colocação foi um quarto lugar em 1950), a atual campeã europeia fez campanha impecável nas Eliminatórias Europeias, na qual venceu todos os dez jogos que fez. Nas últimas 48 partidas, a Espanha soma 44 vitórias, três empates e apenas uma derrota - na semifinal da última Copa das Confederações, diante dos Estados Unidos.

De acordo com a Fifa, a Suiça do técnico Ottmar Hitzfeld apostará na mescla entra a juventude de jogadores como o goleiro Diego Benaglio, o meia Tranquillo Barnetta e o atacante Eren Derdiyok com a experiência de veteranos como os atacantes Alexander Frei e Blaise N'Kufo para tentar deter o bom momento dos espanhóis.

Espanha e Suíça fazem parte do Grupo H e se enfrentam nesta quarta, às 11h (de Brasília). Na estreia do grupo, Honduras e Chile jogam em Nelspruit, às 8h30.