Portal Terra
JOHANNESBURGO - A Coreia do Norte, seleção mais "fechada" da Copa do Mundo, ainda é uma desconhecida para os brasileiros. Mas no que depender do retrospecto do time asiático nos últimos jogos, a Seleção de Dunga não tem muitos motivos para se preocupar.
O adversário do Brasil nesta terça-feira na estreia do Mundial não vence há sete jogos. Foram quatro derrotas e três empates a partir do momento em que os norte-coreanos deixaram de lado os adversários frágeis do continente para enfrentar algumas equipes que estarão na África do Sul.
A equipe perdeu para Nigéria, Paraguai e México e conseguiu empates com a África do Sul e com a Grécia. A última vitória aconteceu no dia 24 de fevereiro deste ano, na goleada por 5 a 0 sobre a também inexpressiva Mianmar.
Os resultados irregulares colocaram a Coreia do Norte na pior colocação no ranking da Fifa entre os 32 participantes da Copa 2010. A equipe é a 105ª colocada na lista da entidade. Os sul-africanos são os segundos piores (83º), seguidos dos neozelandeses (78º). Os brasileiros lideram a lista.
Para fazer uma comparação, os norte-coreanos estão no mesmo nível de Tanzânia e Zimbábue, adversários do Brasil em amistosos preparatórios para o Mundial nas últimas semanas. A Seleção venceu a Tanzânia (108º) por 5 a 1, e o Zimbábue (110º) por 3 a 0, ambos com facilidade.
No período de preparação para a Copa do Mundo, o time asiático não conseguiu vencer uma única vez alguma seleção classificada ao torneio. A vaga na África do Sul foi conquistada de maneira sofrida, terminando em segundo lugar no Grupo 2 das Eliminatórias do continente, superando a Arábia Saudita apenas no saldo de gols. Os rivais sul-coreanos ficaram em primeiro.
Na fase final, a Coreia do Norte mostrou deficiência no setor ofensivo. Em oito partidas, foram apenas sete gols marcados. Para melhorar a pontaria, a seleção aposta em Jong Tae-Se, jogador mais badalado do elenco e conhecido como "Rooney asiático". Autor dos gols de seu time no empate por 2 a 2 com a Grécia, o melhor resultado pré-Copa, ele já disse que é possível vencer o Brasil.
Os norte-coreanos voltam a disputar um Mundial depois de 44 anos. A primeira e única participação da equipe foi em 1966, na Inglaterra. Depois de vencer por 1 a 0 e eliminar a Itália da primeira fase, o time caiu nas quartas de final por 5 a 3 para Portugal, depois de estar vencendo por 3 a 0.