Portal Terra
ÁFRICA DO SUL - Keisuke Honda fez história ao marcar o gol da vitória do Japão sobre o Camarões, nesta segunda-feira, em Boemfontein, na estreia dos dois países na Copa do Mundo. Destaque do site da Fifa, o atacante garantiu a primeira vitória japonesa fora de casa na história dos Mundiais.
Ao todo, foram 11 jogos da seleção em Mundiais, com seis derrotas, dois empates e somente três vitórias, todas conquistadas na Copa de 2002, na qual o Japão foi anfitrião. Na ocasião, os asiáticos venceram Rússia (1 a 0) e Tunísia (2 a 0), mas foram eliminados após derrota para a Turquia (0 a 1).
A primeira participação do Japão em Copas aconteceu em 1998, quando perdeu os três jogos para Argentina (0 a 1), Croácia (0 a 1) e Jamaica (1 a 2). Em 2006, mais duas derrotas, desta vez para Austrália (1 a 3) e Brasil (1 a 4). Um empate sem gols contra a Croácia fecha a breve história oriental em Copas.
Com a vitória por 1 a 0 sobre Camarões, o Japão divide a liderança do Grupo E com a Holanda. Os dois times se enfrentam no sábado, pela segunda rodada do grupo.