ASSINE
search button

Anfitriões torcem pela Nigéria (ao som de samba) em Newtown

Compartilhar

Natalia da Luz, JB Online

JOANESBURGO - Samba para abrir o jogo da Argentina x Nigéria!? Essa foi a abertura de um dos jogos do segundo dia da Copa do Mundo para os torcedores que assistiram ao duelo em Newtown, Joanesburgo. A área revitalizada do centro da cidade abriga um telão e um bom palco para levar música a quem vai torcer pela seleção favorita até o dia 11 de julho. A bandeira do Brasil estendida abaixo da gigantesca tela sinalizava uma atração brasileira, que ofereceria aos sul-africanos, um pouco do ritmo que mais nos identifica. Nós sabemos dançar e gostamos. É do sangue africano, que também tem paixão pelo futebol , disse ao JB a sul-africana Tselane Khumelo, vibrando pela Nigéria. Primeiro, os Bafana Bafana, depois, Nigéria, Gana, Costa do Marfim.... , continuou enumerando os países africanos na Copa do Mundo, pelos quais ela vai torcer.

Mas antes da partida realizada no Ellis Park (em Joanesburgo) e antes que o telão de Newtwon transmitisse as primeiras imagens, Mart'nália subiu ao palco animando quem chegava a uma área bem simbólica... Hoje, o local é uma região cultural, em oposição a uma parte do centro da cidade (vizinho decadente, que parece abandonado à própria sorte). Nas calçadas revitalizadas há estúdios, ateliês, museus, academias de dança, clube de jazz... Uma série de atrações que merece visita. No caminho, há uma imponente travessia que leva o nome do maior ídolo africano: Ponte Nelson Mandela, inaugurada em 2003, que agora, na época da Copa, está colorida e iluminada.

Sophiatown e Newtown

Entre 1940 e 1950, Sophiatown se tornou um centro simbólico da cultura negra. Em 1955, sete anos após o apartheid (regime de segregação que vigorou entre 1948 e 1994) ser instituído, policiais armados expulsaram os negros da região. Eles foram removidos para a maior township (áreas precárias para onde os negros eram levados na época do apartheid) de toda a África do Sul, que ainda nem se chamava Soweto... Nos anos seguintes, Sophiatown foi riscada do mapa do governo, que pretendia fazer uma limpeza racial na região. Hoje, 16 anos após o término do apartheid, Newtown revive a cultura e o espírito da comunidade ao som de jazz.

Neste sábado, a região recebeu muitos torcedores africanos e poucos argentinos... Nós vivemos aqui, mas é claro, que torcemos pelo nosso país! , disse Julio Sander, acompanhado da mulher e filhos, abraçados a uma grande bandeira azul e branca. E a família não deixou de ser a única representação dos hermanos em solo sul-africano... Tiramos a prova quando avistamos um mini-torcedor de quatro anos fanático pelo Messi!? Não sabemos explicar essa obsessão dele pelo jogador, já que somos sul-africanos e não temos muita ligação com o futebol argentino. Ele simplesmente gosta e eu estou aqui torcendo com ele , disse Ebrahim Greeff, pai de Reyaaz que, diferentemente dos conterrâneos, deixou a torcida pela Nigéria de lado. Perguntado sobre os Bafana, ele citou Pienaar, mas foi apenas uma breve resposta, já que o melhor para ele é, sem dúvida, o atacante argentino. Ele joga melhor do que todos , respondeu mostrando a camisa, vuvuzela e makarapa (chapéus da torcida sul-africana) argentinos!

Animação Brasileira

Mart'nália foi a atração escolhida para animar torcedores que vivem na cidade de Joanesburgo. Após cinco músicas, o show teve um intervalo. Era hora de o jogo tomar o palco! A cantora brasileira se juntou aos sul-africanos, compartilhando o coro pela Nigéria! É claro que vamos torcer pela África! , vibrou a brasileira que vai ficar na África do Sul até o final da primeira fase da Copa. Ainda temos mais alguns shows programados, especialmente nos dias de jogos do Brasil! , comemorou a carioca fanática por futebol, que retornou ao palco após os 90 minutos de jogo.

Com exceção do pequeno Reyaaz, que deve ter ficado em feliz com a derrota da Nigéria para o time de Maradona por 1 x 0 (com gol de Heinze), os sul-africanos não ficaram satisfeitos, mas permaneceram na praça terminando o programa do dia com música brasileira. A próxima torcida para o futebol nigeriano será no dia 17 de junho contra a Grécia (jogo que acontece na cidade de Bloemfontein). No mesmo dia, no Soccer City de Joanesburgo, a Argentina enfrentará a Coréia do Sul.