Portal Terra
JOH - Os presidentes da Fifa e da África do Sul, Joseph Blatter e Jacob Zuma, respectivamente, fizeram um discurso antes da partida de abertura da Copa do Mundo de 2010. Eles homenagearam o país-sede, o ex-presidente Nelson Mandela e cumprimentaram um a um os jogadores que estão em campo. O jogo inaugural é entre a seleção anfitriã e o México.
"Parabéns à população sul-africana por ter conseguido organizar esta Copa do Mundo desta forma tão bela", afirmou Blatter. "O espírito de Nelson Mandela está presente no estádio nesta tarde", disse o presidente da Fifa, se referindo à ausência do ex-líder ativista sul-africano.
Nelson Mandela sofreu uma perda familiar nesta sexta-feira, horas antes do duelo inicial do Mundial. Sua bisneta sofreu um acidente de carro e morreu, o que evitou a presença do ex-presidente no Soccer City.
O atual governante da África do Sul, Jacob Zuma, também homenageou o herói da luta contra o apartheid e aproveitou para declarar aberta a Copa do Mundo de 2010. "Chegou a hora da África, chegou o nosso momento. Declaro aberta a Copa de 2010", disse o presidente.
Posteriormente, as autoridades da Fifa e da África do Sul foram conduzidos pelos capitães para conhecer os jogadores das duas equipes, minutos antes do início do confronto.