Agência AFP
JOHANNESBURGO - A Federação Holandesa de Futebol proibiu a partir de agora que seus jogadores utilizem a rede social Twitter e participem de bate-papo pela internet, após o atacante Eljero Elia insultar outro jogador em uma conversa virtual, anunciou nesta quinta-feira o porta-voz Kees Jansma.
Durante uma conversa de "chat" e em um jogo on-line no início da semana, Elia chamou um de seus amigos de "kankerMarokkaan" ("câncer marroquino"), ao que o jogador respondeu qualificando-o de "negro". A sequência, filmada pela webcam do jogador e divulgada na Internet, desencadeou uma polêmica na Holanda.
O jogador (negro) do Hamburgo desculpou-se, explicando que se tratava de uma conversa entre dois amigos em tom de brincadeira.
"Sinto-me realmente estúpido", declarou Elia, qualificando sua atitude de "dramática".
Mas o castigo chegou de qualquer jeito. A partir de agora a seleção foi proibida de expressar-se pela internet ou via twitter.
"Subestimamos o impacto dos novos meios de comunicação. Neste âmbito, queríamos dar a eles a liberdade apelando no sentido da responsabilidade. Mas a partir de agora, é uma pena, não permitiremos mais que se comuniquem através das novas mídias", declarou Kees Jansma.