Rua de Manaus gasta R$ 70 mil com enfeites para a Copa

Arnoldo Santos, Portal Terra

MANAUS - "É quase o valor de uma casa, né? Por isso a gente tem de tomar muito cuidado com os gastos", diz Simba Pinto, um dos moradores da Rua Santa Isabel, em Manaus, que, há pelo menos 15 anos, ganha todos os prêmios por enfeites temáticos para a Copa do Mundo. E para este ano a ornamentação da rua vai custar em torno de R$ 70 mil, segundo os responsáveis.

Por isso o cuidado que os organizadores têm em falar do que fizeram com o dinheiro arrecadado. "Nós passamos os últimos dois anos realizando festas, promoções, tudo para arrecadar dinheiro para a Copa", completa Simba.

O título de rua mais enfeitada para a Copa começou a ser dado há 28 anos, ainda no Mundial da Espanha. De uma brincadeira de vizinhos, a iniciativa virou um evento que chega a reunir 10 mil pessoas que disputam espaço nos 350 m de rua durante os jogos da Seleção Brasileira. Shows de bandas de forró, pagode e outros gêneros populares ajudam a animar a concentração de torcedores, que não pertencem mais às cerca de 150 famílias que moram na Rua Santa Isabel.

Alguns telões, barracas de comida, um palco principal e bares foram o cenário da festa verde e amarela. A decoração é basicamente feita com figuras relativas à Copa montadas, este ano, com cerca de 2 milhões de fitas coloridas, segundo os moradores. O emblema da CBF, as bandeiras de Brasil, Amazonas e da África do Sul estão entre as figuras principais da decoração aérea. A quantidade de bandeirolas é tanta que, mesmo com o sol, a rua fica sob sombra em quase toda a sua extensão.

Em várias casas, moradores se revezam para manter o ritmo do trabalho de confecção dos enfeites. Dois mil metros de fios elétricos vão segurar as 600 lâmpadas que iluminarão a decoração. Uma grande bandeira da África do Sul era a única parte que faltava ser concluída faltando pouco para o início da Copa. Mas a ornamentação não para nos símbolos comuns da competição.

"O objetivo é fazer com que aqueles que vierem para torcer na nossa rua se sintam na África. Elefantes e rinocerontes estarão por todos os lados! Mas, como somos os próximos a sediar uma Copa, teremos o espaço Brasil-Amazônia, para chamar a atenção para 2014", afirma Rômulo dos Santos, presidente da comissão de ornamentação da rua.